Av. Santo Amaro, 3231 - Brooklin, São Paulo - SP, 04555-001

Próteses sobre Implantes

Próteses sobre Implantes

Em uma oportunidade anterior havia escrito sobre as possibilidades dos implantes dentários, que permitem a reposição de dentes perdidos de uma maneira muito confiável e eficaz, devido à sua evolução nos últimos tempos, tornando-se uma opção viável de tratamento.

A maioria das pessoas que perderam todos os dentes sente uma grande dificuldade em usar prótese total (dentadura), principalmente na arcada inferior, tendo dificuldades para se alimentar e até mesmo no convívio social.

Quando todos os dentes de uma arcada foram perdidos, podemos instalar implantes e confeccionar uma prótese que fica encaixada sobre estes implantes, chamada “overdenture”, propiciando um conforto e uma eficiência na mastigação muito maior se comparada com a prótese total (dentadura).

Se for instalado um número maior de implantes pode-se confeccionar uma prótese fixada a estes implantes, não havendo necessidade de remoção para higienização.

E quando há falta de apenas um dente, pode-se também optar por uma coroa sobre implante, com a vantagem de não haver a necessidade de desgaste dos dentes vizinhos, além da facilidade para escovação e utilização de fio dental, comparando-se com as próteses fixas convencionais, que são coladas aos dentes vizinhos. Além disso, existem próteses sobre implantes com materiais que possuem uma estética excelente, indicados principalmente para dentes anteriores.

Uma evolução recente são os chamados implantes de “carga imediata”, onde não há a necessidade de espera de alguns meses entre a instalação do implante e a colocação da prótese, numa mesma sessão é colocado o dente sobre o implante, diminuindo o tempo de tratamento, porém deve ter uma indicação precisa e nem sempre é possível em todos os casos.

Mesmo com todas estas indicações, existem alguns pré-requisitos para que uma pessoa possa receber um tratamento com implantes. São necessários alguns exames para verificar o estado geral de saúde do paciente, e exames de radiografia e/ou tomografia para verificar as condições do local onde se deseja colocar o implante.

Nem sempre há uma condição adequada, nestes casos existe a possibilidade de realização de enxerto ósseo, para possibilitar uma futura reabilitação bucal por meio de implantes.

Dr. Marcos Paulo Nagayassu

Mestre e Doutor em Odontologia Restauradora – UNESP

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

CLÍNICA DENTE DE LEITE - DENTISTAS 24 HORAS ZONA SUL
2020 Clinica Dente de Leite. Site desenvolvido por Artsigs