Câncer de Boca
Sorria para si mesmo
Esse é o slogan da campanha do Autoexame Contra o Câncer de Boca que pretende incentivar a prática do autoexame da boca na população e sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema.
O câncer de boca é um sério problema de saúde no Brasil, atingindo cerca de 9 mil brasileiros por ano, e trata-se do 6º tipo de câncer mais comum entre os homens e do 8º entre as mulheres. O principal sintoma desse tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca, pequenas e indolores, podendo sangrar ou não; e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, que não cicatrizam em uma semana.
O principal fator de risco para o câncer de boca é o tabaco, sendo que os fumantes têm de 4 a 15 vezes mais chances de desenvolver a doença do que a população em geral. O álcool potencializa o efeito cancerígeno do tabaco, já que a associação de ambos pode aumentar a chance de desenvolvimento do câncer 141 vezes.
A prevenção do câncer de boca depende da eliminação dos principais fatores de risco envolvidos, além de uma alimentação rica em frutas e verduras, fontes primárias de vitaminas C, E e Betacaroteno, que ajudam a eliminar os radicais livres do organismo, reduzindo o risco de desenvolvimento da doença, além de tornar a vida mais saudável.
Como fazer o autoexame?
- Olhe seus lábios superior e inferior, por fora e por dentro, inclusive as gengivas;
- Olhe para dentro das bochechas, examine também a garganta e o palato (céu da boca);
- Observe a língua: olhe por cima, por baixo e também nas laterais;
- Apalpe suavemente a pele do rosto e pescoço, procurando sinais antes não notados;
- Sorria para si mesmo e visite um dentista periodicamente.
Dr. Marcos Paulo Nagayassu
Mestre e Doutor em Odontologia Restauradora – UNESP
Nenhum comentário