Av. Santo Amaro, 3231 - Brooklin, São Paulo - SP, 04555-001

Conduta Frente ao Traumatismo Dental

Conduta Frente ao Traumatismo Dental

O que fazer em caso de avulsão (quando o dente sair por inteiro da boca) após um acidente?

Havendo calma, lave-o e tente recolocá-lo (se for dente permanente; se não conseguir, coloque-o em um copo com soro fisiológico, leite ou água filtrada, ou entre os outros dentes e a bochecha.

O que fazer quando ocorre fratura do dente?

Leve o fragmento dentário até o dentista, de maneira tal que esteja hidratado, como foi mencionado acima. Vale lembrar que, quanto mais rápido, maior possibilidade de se conseguirem resultados positivos no tratamento a ser realizado.

Quando houver trauma no dente de leite e este sair com uma pancada, o que devo fazer?

O dente de leite não deve ser recolocado na boca, como no caso do permanente. Isso porque, no caso do dente de leite, o germe do dente permanente está embaixo da raiz do dente de leite, o que poderá causar algum dano.

Quais as consequências de um trauma em dente de leite ou em dente permanente?

Dependendo do tipo e da intensidade do trauma, da idade do paciente e do tempo decorrido até o primeiro atendimento, as consequências podem ser leves, moderadas ou graves, podendo inclusive levar à perda do elemento dental.

Um trauma dental pode ocasionar muitas sequelas, tais como: mobilidade dentária (podendo alterar a posição do dente na arcada), quadros dolorosos, alteração na cor do dente afetado, sensibilidade do dente traumatizado durante a mastigação e no caso de dente de leite, pode haver transtornos no desenvolvimento do dente permanente. Cada caso requer um tratamento específico.

Como agir frente a um traumatismo dento alveolar?

Após o socorro inicial, no que diz respeito ao dente em si, deve-se procurar o dentista rapidamente e informar:

ONDE ocorreu o trauma: é importante relatar o local, para que o dentista possa tomar algumas decisões como por ex: se há necessidade de prescrever vacina antitetânica.

COMO ocorreu o trauma: a fim de detectar a gravidade do problema.

QUANDO ocorreu o trauma: o tempo decorrido é de suma importância, pois determina o plano de tratamento mais coerente para a situação, fornecendo ao cirurgião-dentista as informações necessárias para que sejam tomadas as devidas providências.

Quando o trauma for na cabeça, além dos dentes, o que mais deve ser observado ?

Além de procurar cuidados médicos, deve ser observado se existem sinais de sonolência excessiva, vômitos persistentes, fala enrolada, convulsões e deve-se acordar a vítima de 3 em 3 horas.

Frente a um trauma, a primeira condição é ter calma para agir com a razão e não dominado pela emoção. Não se deve esquecer da ajuda do profissional, a fim de oferecer um correto diagnóstico para o devido tratamento.

Educação Continuada

– Matérias distribuídas pelo Departamento Científico COEMS

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

CLÍNICA DENTE DE LEITE - DENTISTAS 24 HORAS ZONA SUL
2020 Clinica Dente de Leite. Site desenvolvido por Artsigs