CREMES DENTAIS

Não há dúvidas de que os cremes dentais ou dentifrícios cumprem um papel importante na prevenção contra as cáries.

 

Nos países escandinavos, onde não há a adição de flúor às águas de abastecimento, o creme dental com flúor é identificado como a principal medida para a prevenção de cáries. Esses países são os que apresentam os menores índices mundiais de incidência de cáries.

 

A higiene bucal é um conjunto de medidas que têm como objetivos principais a prevenção contra a cárie, gengivites e indiretamente periodontites, e se dá através da escovação com creme dental fluoretado e uso de fio dental, tendo como objetivo remover a placa bacteriana (biofilme dental).

 

Além do flúor, os cremes e géis dentais possuem abrasivos, que exercem papel fundamental como agentes de limpeza. Formados por micropartículas, removem bactérias e matérias orgânicas presentes na superfície do dente.

 

Uma pesquisa recente da Faculdade de Odontologia da UNESP - São José dos Campos avaliou a eficácia dos dentifrícios sobre a principal bactéria causadora da cárie, onde foi verificado que os cremes dentais que apresentam a substância triclosan ou a combinação de extratos herbais em sua composição, foram os mais eficazes.

 

De acordo com o estudo, os cremes dentais mais eficazes no combate à bactéria causadora da cárie foram Sorriso Herbal com Própolis, Colgate Gel, Prevent Anti-Placa e Colgate Tripla Ação. E os cremes dentais Colgate Máxima Proteção Anticáries, Gessy Cristal Juá, Canela e Menta, Sorriso Dentes Brancos, Sorriso Fresh Crystal Mint, Sorriso Juá e Própolis e Close-Up Triple mostraram-se menos eficazes.

 

O creme dental com flúor, quando usado de forma correta, só apresenta vantagens na manutenção da saúde bucal, tanto para adultos como para crianças. Atualmente, encontram-se disponíveis no mercado cremes dentais com menor quantidade de flúor, sendo especialmente indicados para crianças.

 

Dr. Marcos Paulo Nagayassu

Mestre e Doutor em Odontologia Restauradora – UNESP