AGENTES QUÍMICOS NA MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO BUCAL

A Placa Bacteriana

A placa bacteriana é um dos fatores etiológicos importantes na ocorrência da cárie e doença periodontal, sendo seu

controle  fundamental para  a  manutenção  da  saúde  bucal.  Placa é uma massa bacteriana mole e branca que se

deposita continuamente em camadas na superfície do dente e se apresenta aderida.

A  remoção  dessa  placa  pode  ser  feita  através  da  limpeza  mecânica  dos dentes. Esse procedimento pode ser

realizado adequada e satisfatoriamente pelo paciente, desde que esteja em condições normais de saúde geral.

Cabe ao cirurgião dentista orientá-lo quanto a técnica de escovação mais indicada, escova, creme dental, fio dental

e,se necessário, quanto ao uso de agentes químicos para bochecho especificamente prescritos para cada caso.

Qual a função dos agentes químicos?

São  substâncias  químicas que atuam nas bactérias presentes na cavidade bucal, sendo utilizadas para auxiliar no controle e na

redução da formação da placa bacteriana. Vale ressaltar que o método mais difundido de remoção de placa é o mecânico,

realizado através da escovação associada ao uso do fio dental. Esses agentes complementam, auxiliam a escovação. Não existe

agente químico capaz de remover a placa e nem de substituir a escovação.

Quais são os agentes mais usados para o bochecho e como agem?

Clorexidina - É um agente de efetiva e comprovada  atividade  antimicrobiana  e  eficiente  no  controle de placa devido às suas

propriedades de retenção e de liberação lenta na boca. Pode desencadear manchamento  nos  dentes  (que pode ser removido

com profilaxia profissional) e perda temporária do paladar. Exemplos: Periogard, Duplac, Plackout.

Cloreto de cetilpiridínio - É considerado um antisséptico e desinfetante de efeito moderado devido ao curto período de retenção

na  cavidade bucal.    Quando  usado  em  maior  frequência,  pode  apresentar como efeitos colaterais ulcerações e sensação de

queimação da língua. Exemplos: Cepacol, Oral B, Kolynos.

Triclosan - É um agente  antibacteriano  de  amplo  uso  e,  em  acréscimo,  tem efeito anti-inflamatório. Isoladamente, tem efeito

antiplaca moderado e, por isso, as formulações ativas apresentam associação  com  gantrez  ou  zinco.   O gantrez potencializa o

efeito do triclosan por aumentar sua retenção na cavidade bucal, e o zinco,  por  sinergismo  de  efeito  antibacteriano. Tem como

vantagem o fato de ser utilizado com sucesso no tratamento de ulcerações, não apresentar mudança ou perda do paladar e nem

o manchamento dos dentes, o que pode ocorrer com o uso da clorexidina. Exemplo: Plax.

Quando utilizar esses agentes químicos?

A utilização   de   agente químico para bochecho durante o tratamento, seja ele de gengiva, pré ou pós- cirúrgico, de manutenção

das condições de saúde bucal, deve ser adotada a partir da prescrição feita por um profissional. O paciente receberá orientações

quanto à forma e ao tempo de uso, que estão relacionados à finalidade de sua indicação e às características de cada paciente.

Por exemplo, no caso de pacientes com necessidades especiais, os quais normalmente têm dificuldade para realizar a escovação;

pacientes com problemas de saúde sistêmicos que predispõem à ocorrência de doenças periodontais; pacientes com dificuldades de higienização pelo uso de aparelho ortodôntico e uma série de outros casos que requerem a indicação de um agente químico.

O paciente deve retornar periodicamente ao cirurgião dentista para uma reavaliação das condições de saúde bucal e para o reforço das orientações de auto cuidado e auto exame, importantes para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, que podem ir desde um processo inicial de cárie ou sangramento gengival até uma lesão inicial de câncer bucal, daí a sua importância.